10 dicas para comprar seu notebook

Foto: Getty ImagesEscolher um notebook pode parecer uma tarefa muito simples, mas é bom observar bem as características antes de concluir a compra. Como o mercado oferece muitos modelos com diversas configurações, você precisa estar atento às suas necessidades para fazer a melhor escolha.

Por isso separamos algumas dicas que podem lhe ajudar na hora da decisão:

1- Sistema operacional
É importante que o sistema operacional seja o mais atual possível, pois ele será suportado por mais tempo pelo desenvolvedor.
Antes de escolher, conheça o sistema e veja se você se adapta bem a ele. Faça pesquisas na internet e peça ajuda de alguém que entenda. Notebooks com sistema Linux, geralmente custam menos e, caso você desejar, o Windows poderá ser instalado nele, mas deverá ser comprado em separado para a instalação no aparelho. Equipamentos que vêm de fábrica com o Windows instalado continuam sendo a grande maioria.

2- Processador
Antes de escolher o processador, você precisa ter em mente o principal objetivo da sua compra. Qual a sua necessidade. Se for apenas para usar a internet e programas de mensagens instantâneas, estudos, assistir vídeos, o processador não é um grande fator, os que vem com os notebooks mais baratos do mercado, já são suficientes.
Agora, se você pretende rodar jogos ou softwares mais pesados, você vai precisar de um processador do tipo Intel Core i5 ou i7, ou os da AMD. Além de mais potentes, estes possuem recursos de economia de energia que ajudam a evitar aquecimento e faz com que a energia da bateria dure mais.

3- Memória RAM
O mínimo para rodar os sistemas operacionais é 1 GB, porém para rodar aplicações um pouco mais pesadas o aconselhável é 2 GB.
Se o seu objetivo é usar o notebook para rodar jogos ou softwares ainda mais pesados, escolha um com 4 GB ou mais.
Mas como atualmente, as memórias DDR 3 são padrão no mercado, pois possuem uma taxa de trabalho mais rápida, essa é a mais aconselhada.

4- Conectividade (USB, HDMI, Wi-Fi)
Os itens mais importantes que o notebook precisa ter são:
Porta USB – No mínimo duas e mais uma USB 3.0, que é um padrão mais rápido, para, por exemplo, uma conexão de HD externo.
Porta HDMI – Pois ela permite, por exemplo, exibir imagens de alta definição do notebookem uma TV LCD.
Wi-Fi – Esta tecnologia, praticamente todos os notebooks atuais oferecem.
Porta Ethernet – É um item bem comum, mas alguns notebooks, principalmente os mais finos já estão vindo sem. Neste caso, é possível adquirir um adaptador Ethernet opcional.
Leitor de cartões SD – Ele facilita, por exemplo, a transferência de fotos de uma câmera digital.
Portas FireWire e Thunderbolt – São adequadas para dispositivos de armazenamento de vídeo; Bluetooth, e podem ser usados para transferir dados de um celular ou para a conexão de um mouse sem fio.

5- Armazenamento
Saiba que a escolha de um HD com muita capacidade só deve ser considerada em caso de necessidade, para evitar aumento expressivo de custos. Mas também não escolha um modelo com pouca capacidade para pagar menos, porque se este HD já estiver fora ou prestes a sair de linha, o preço não será muito menor do que um HD de capacidade maior. Um HD de 200GB, por exemplo, é popular e conta com espaço de sobra para muitos arquivos. Dependendo da qualidade das fotos, podem caber mais de 500.000 imagens ou mais de 50.000 músicas.
As unidades SSD ocupam pouco espaço e pesam menos que os HDs, por esse motivo, são indicadas para os notebook mais leves e finos. Elas também são muitos mais ágeis no acesso aos dados. Porém, é uma tecnologia mais cara. Então se você optar por um notebook com SSD, observe se a capacidade é suficiente para suas necessidades.

6- Bateria
Atualmente, é recomendável o uso de baterias do tipo íons de lítio. Estas costumam durar mais e não aumentam o preço do notebook. Observe a descrição do consumo, pois este detalhe varia muito.
E se você vai precisar utilizar o notebook muito tempo pela bateria, é aconselhável adquirir um modelo que venda baterias separadamente e tenha sempre uma reserva. E quanto mais células, mais ele permanecerá ligado sem precisar de energia elétrica.
A bateria mais comum em notebooks é a Li-ion (de íons de lítio). Atualmente é a tecnologia mais moderna em tamanho e peso reduzido, eficiência e baixo custo.

7- Drives óticos (Unidade de CD/DVD ou Blu-ray)
Atualmente os notebooks já estão vindo na maioria das vezes sem unidade de CD e DVD, principalmente os menores, por conta da popularização dos pendrives. Então, se você faz questão, observe se a máquina oferece estas opções e considere também a possibilidade de possuir o drive para Blu-ray.

8- Webcam de alta definição
A webcam já vem instalada na maioria dos notebooks e não influencia muito no preço. Mas, se você precisa utilizar o Skype, por exemplo, ou vídeos caseiros, observe se a máquina escolhida possui esse recurso.

9- Tela
Antes de escolher o tamanho da tela, saiba que quanto maior, menor será a sua mobilidade com o notebook. Se você precisa se locomover constantemente com ele, prefira as menores.
Além disso, quanto maior a tela, maior será o consumo de energia e mais rápido a bateria acaba.

10- Marca
Entre as principais estão: Acer, Apple, Asus, Dell, HP, Lenovo e Toshiba.
Estas marcas geralmente oferecem notebooks com bons recursos, mas alguns cuidados são sempre necessários:
- Observe se a marca possui assistência técnica próximo da sua residência;
- Verifique se ela fornece suporte por e-mail, chat on-line ou telefone;
- Preste atenção no tempo de garantia;
- Verifique se o notebook escolhido não possui uma tecnologia ultrapassada;
- Antes de comprar, participe de fóruns de discussão e peça opinião de outros usuários.

Encontre aqui as melhores promoções de notebook.

Redação do Portal MacOfertas.

Veja artigos relacionados

Comentários (1)

Deixe o seu comentário!