Da ideia a prática: como a geladeira se tornou importante para a população

A evolução da geladeiraComum na maioria dos lares, a geladeira é um armário metálico com um sistema de isolamento que evita que o frio se escape. Ela não é importante apenas por manter os alimentos conservados, mas é responsável por diminuir o risco de doenças provocadas pela ingestão de alimentos contaminados e evitar o desperdício de comida.

É um item indispensável para sociedade atual, pois representou um passo importante na evolução da humanidade. Nesse sentido, sua história inicia quando a civilização começou a criar abrigos e estrutura familiar.

Busca por alimentos

Há milênios a humanidade procura uma maneira de refrigerar alimentos. Durante o período neolítico (10.000 a.C.), o homem só comia alimentos frescos, mas aos poucos passou a criar locais para manter a produção conservada. Surgiram então os depósitos de gelo ou porões revestidos de madeira e palha, que protegiam de certa forma a comida.

Foi em 1818, a partir das descobertas do físico americano Jacob Perkins sobre o princípio da compressibilidade de um líquido, que o eletrodoméstico começou a tomar forma.

Segundo Perkins, quando um líquido é rapidamente vaporizado (através de compressa), o vapor expande-se rapidamente. Isso faz com que ele perca bastante energia, tornando-se mais frio. Essa teoria fez com que o inventor Oliver Evans projetasse, em 1805, a primeira máquina de refrigeração movida a vapor.

John GorriePai de todos

Eis que surge na história o médico John Gorrie. Sempre pensando em novos meios para tratar melhor os doentes, o médico decidiu pendurar nas salas dos hospitais sacos de gelo. Assim, o clima ficava ameno e os pacientes poderiam respirar melhor.

Mas como era preciso obter bastante gelo para realizar a tarefa, não havia o suficiente para que sua invenção durasse. Decidido a criar um aparelho que criasse gelo, ele desenvolveu uma máquina a vapor que movia um pistão dentro de um cilindro. Durante o processo de obtenção do gelo, a máquina retirava o calor do ambiente externo e liberava ar frio. Desse modo, Gorrie foi responsável não só por inventar a geladeira como também deu o primeiro passo para a criação do ar condicionado, que mais tarde seria inventado por Willis Carrier.

A geladeira de John GorrieApesar de hoje ser considerado “o pai da refrigeração”, no início, a invenção de Gorrie não se popularizou. Ao apresentar em 1850 a primeira geladeira, muitos criticaram a ideia, e o inventor morreu sem ser reconhecido pelo seu trabalho. Trinta anos depois os ingleses, diante de uma crise, passaram a importar carne e usavam o aparelho para mantê-la refrigerada.

Com o advento da eletricidade, a máquina conquistou toda a Europa. A grande mudança surgiu por meio do engenheiro alemão Carl Von Linde, contratado para construir uma refrigeradora capaz de manter a cerveja gelada o ano todo. Ele substituiu o vapor de água por amônia, sendo o gás comprimido, tornando-se líquido e forçado a circular por uma condensadora, onde perde o calor adquirido na compressão. Esse modelo é utilizado até hoje, mesmo que tenha sido substituído pelo CFC na década de 20.

Evolução

Ao longo do século XX, o aparelho foi recebendo melhorias até tornar-se a geladeira conhecemos hoje. A primeira geladeira doméstica surgiu em 1913 e foi chamada de “Domelre” (Domestic Electric Refrigerator). Porém, ela não foi um sucesso de vendas. Eis que em 1927 surgiu o “Monitor-Top”, que se tornou bastante popular e vendeu mais de um milhão de aparelhos. Na década de 50, por exemplo, era o sonho de consumo das famílias de classe média no famoso estilo de vida americano.

Evolução da geladeira

De sua evolução apareceram os freezers, permitindo que o alimento fique congelado a uma temperatura de menos de 18º C. E com as novas tecnologias lançadas no mercado, há modelos para todos os gostos, que garantem ainda mais conforto. De prateleiras pensadas para cada tipo de alimentos, dispenser de água e gelo, até funções como timer, alarme, desodorizadores e controle de temperatura. Além disso, existem geladeiras que possuem um microcomputador, capazes de se conectarem a internet, que tocam música e possuem telas de HDTV e aparelhos de DVD embutidos.

Interessado? Então aproveite e encontre no nosso comparador de preços as melhores ofertas do mercado.

Veja artigos relacionados

Comentários (0)

Deixe o seu comentário!