Atari declara falência

Atari declara falênciaResponsável por revolucionar o conceito do Vídeo Game, a divisão norte-americana da Atari anunciou durante esta semana a abertura de falência. Seguindo o procedimento descrito pelo capítulo 11 da Lei de Falência dos Estados Unidos, na qual as empresas entram com o pedido pelo fato de que suas receitas de longo prazo são maiores que o valor de liquidação ativo. Desta forma a empresa deve revelar todos os seus ativos e fazer uma lista das dívidas das quais está pedindo proteção.

Enquanto isso, a Atari se organiza para desenvolver um plano de reestruturação. O pagamento das dívidas será adiado, mas a empresa continuará a funcionar normalmente.

Independência ou morte

Apesar da situação parecer crítica, a companhia norte-americana apresentou resultados positivos nos últimos anos, sendo que, segundo o L.A. Times, 17% da renda arrecadada veio por meio do licenciamento da marca. Mas então, porque a empresa declarou falência? A responsável é a Infogrames. Parte francesa da Atari (chamada de Atari SA), ela tem apresentado resultados baixos há anos e prejudica a operação da organização.

Além disso, a estratégia é angariar fundos e focar no desenvolvimento de jogos com distribuição digital em tablets e smartphones, que já é o foco do empreendimento há algum tempo. Assim, como o comunicado divulgado pela imprensa estabelece, será possível que a empresa proteja seu valor e suas propriedades intelectuais. Permitindo a obtenção de recursos antes impossíveis dentro da Atari SA.

Atari falidaRevolução

Antes limitado há certa quantidade de jogos, os vídeo games passaram por uma revolução quando o Atari 2600 foi lançado em 1977.  Os jogos em cartucho permitiram que fosse criada uma indústria produtoras de jogos, criando um novo mercado que oferecia inúmeras possibilidades de entretenimento sem comprar um console diferente. Daí surgiu a indústria como a conhecemos hoje.

A queda da indústria de games foi em 1983, com um prejuízo acima dos US$ 500 milhões. O Atari continuava a líder do mercado, chegando ao Brasil neste mesmo ano, se consolidando um ano depois. Por aqui a grande diferença foi a criação de jogos em solo brasileiro, que hoje se tornou algo raro.

Veja artigos relacionados

Comentários (0)

Deixe o seu comentário!