Bicicleta ergométrica: Prós e contras

Bicicleta ergométrica: Prós e contras

Andar de bicicleta é um exercício que só traz benefícios à saúde, quando praticado corretamente e com o equipamento adequado. Existem várias vantagens em se utilizar bicicletas estacionárias ou ergométricas, como são chamadas as bicicletas sem rodas que tocam o chão. Ela acaba com as desculpas de quem acredita que não tem tempo para pedalar ao ar livre.

Algumas Vantagens

Opções: Em grande parte das bicicletas ergométricas é possível regular o peso/carga, a velocidade e a inclinação, contribuindo na comodidade e no resultado do exercício.

Distração: Você pode pedalar assistindo TV, lendo ou conversando com o colega do lado na academia ou com um familiar em casa.

Questões meteorológicas: Tanto em casa, como na academia, não chove. Além disso, os ambientes podem ser climatizados, evitando os picos de frio ou calor proporcionados ao pedalar pela rua.

Segurança: Com ela, não precisamos cuidar o trânsito de veículos automotores e não corremos riscos de assaltos ou outros fatores externos.

Tempo: Existe uma certa economia de tempo com a bicicleta estática em casa, pois ela pode ser praticada no intervalo entre as tarefas. Sobrou 30 min. no dia? Perfeito, hora de usar a bicicleta ergométrica, sem ter que se preocupar em ir à rua, esperar para atravessar avenidas e tomar cuidado com semáforos. A bicicleta caseira se torna mais ágil para quem tem menos tempo.

A maioria possui demonstrativos eletrônicos de fábricaConforto: Ela é mais confortável, pois não existe um impacto para os joelhos e nem para as costas e ela possui diferentes graus de intensidade.

Demonstrativos eletrônicos: Grande parte das bicicletas ergométricas possui aparelhos acoplados que podem controlar velocidade, distância percorrida, quantas calorias foram perdidas, entre outros.

Em que situações ela não é recomendada

Qualquer pessoa pode utilizar a bicicleta ergométrica. Mas é recomendado que pessoas com problemas de articulação/ligamento dos joelhos ou que sofram alguma doença cardíaca, sejam acompanhadas de um profissional ou sob orientação médica.

Existem desvantagens em usar a bicicleta ergométrica?

As desvantagens surgem quando ela é utilizada de forma inadequada. Algumas pessoas, sem orientação, que desejam perder peso “a todo custo”, acabam forçando o seu corpo, com excesso de exercícios. Outra desvantagem é o convívio social e o próprio contato com a natureza e o ar externo. Por mais que em uma academia seja possível conversar e fazer amizades, você limita a vivência em sociedade de poder ir a casa de amigos e familiares, pegar sol, observar paisagens ou circular por novos caminhos ainda desconhecidos.

Bicicleta tradicional x Bicicleta ergométrica

Mobilidade: A bicicleta tradicional é mais atrativa, pois você pode combinar exercício físico e transporte.

Equilíbrio: Existem muitas pessoas que nunca aprenderam a se equilibrar em uma bicicleta comum. Com as ergométricas este problema não existe pois a base é grande e resistente.

Emagrecimento: De acordo com o educador físico Rafael Borges, se você deseja perder peso, pedalar ao ar livre pode ser melhor. “A bicicleta convencional pode oferecer mais gasto calórico pela associação ao exercício físico cíclico que ela proporciona, mais a questão dos fatores externos, ou seja, fatores ambientais, irregularidades do solo, mobilização de maiores grupamentos musculares para manobras e equilíbrio”, garante o profissional.

Alguns benefícios da pedalada

Fortalecimento muscular: Fortalece os principais músculos das pernas e costas.
Condicionamento físico: Melhora os sistemas cardíaco, respiratório e vascular.

Baixo Risco: Se usada corretamente, os joelhos, pés e tornozelos não são pressionados, como em outros exercícios aeróbicos.

Exercício Cardíaco: Pode fortalecer o coração e pulmões e melhorar a capacidade do corpo para utilizar oxigênio. O uso constante pode ajudar a diminuir a pressão arterial e a frequência cardíaca e melhorar a função respiratória.

Perda de peso: É um dos métodos mais utilizados para a queima de calorias.

Equipamentos de proteção: Para pedalar ao ar livre, é necessário o uso de equipamentos de proteção, como capacete.

Cuidados que devem ser seguidos na hora de pedalar

Bicicletas ergométricas contam com diversas características a seu favor.* Utilizar roupas adequadas, como bermuda de ciclismo;
* Sempre verificar o peso, nunca se deve pedalar sem carga alguma, pois você pode correr o risco de sofrer lesões no joelho;
* Manter a postura sempre ereta e olhando para frente, assim não ocorrerão dores no pescoço;
* Verificar sempre se os pés estão bem fixados nos pedais e nunca pedalar com as pontas dos pés.

Redação MacOfertas.

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