Blu-ray transmissão de imagem em alta definição

Blu-ray logoBlu-Ray é um tipo de mídia que serve para armazenamento de dados de alta qualidade. Trata-se de um disco ótico que se assemelha com um DVD comum, porém com tecnologia mais avançada. Este novo padrão vem ganhando cada vez mais espaço e promete aposentar os tradicionais DVDs, devido à alta qualidade da imagem e som.

Origem e diferenciais
Criado com a finalidade de transmitir imagens em alta qualidade, a história do blu-ray começou em 1990. Porém, foi lançado no mercado somente em 2003. De lá para cá, o BD (blu-ray disc), como também é chamado, se torna mais popular a cada dia.

blu-rayPara gravar os dados, a tecnologia blu-ray utiliza um laser azul, daí a origem do nome. A alta resolução das imagens é o ponto diferencial do blu-ray, diante das outras mídias. Os dados podem ser gravados em qualidade HD e Full HD, por exemplo, elevando o nível de transmissão de imagens.

Este tipo de mídia permite a gravação de conteúdo em tamanhos superiores ao suportado pelos CDs e DVDs tradicionais. Para se ter uma ideia, um disco blu-ray é capaz de armazenar em torno de 25 GB de memória, enquanto que o DVD armazena até 9 GB e o CD cerca de 700 MB. Existe também o blu-ray double layer, ou dupla camada como também é chamado, que pode gravar 50 GB de dados.

Desvantagens
Por ser uma tecnologia nova e de alto padrão, o blu-ray se torna caro. Para rodar um filme que seja em blu-ray, o usuário de ter um blu-ray player ou um Home-theater que reproduza este formato.

Hoje em dia é possível encontrar diversos produtos com a tecnologia Blu-ray, a exemplo dos aparelhos de DVD, notebooks, gravadores específicos, filmes 3D, entre outros.

Dica
Se você pretende montar um home theater o mais indicado é que você escolha um ht com blu-ray, já que, com certeza, você vai preferir imagens em ótima qualidade. E você, já é usuário desta tecnologia? Nos envie um comentário.blu-ray

Veja artigos relacionados

Comentários (0)

Deixe o seu comentário!

Aguarde 5s Fechar Webprice