Cabelos: conheça os tipos e como devem ser cuidados

Os cabelos para a maioria das mulheres é uma das partes mais importantes do corpo, não é a toa que os gastos crescem a cada ano. Em 2013, o IBGE divulgou o último levantamento realizado, mostrando que em 2011 os brasileiros gastaram R$ 43,4 bilhões comprando produtos de higiene, beleza e cuidados pessoais, sendo que 19,8 bilhões foram desembolsados pela classe C.

Ainda de acordo com  a pesquisa, os brasileiros com renda de dois a dez salários mínimos gastam 1,3% do que ganham por mês para cuidar dos cabelos e unhas, o valor é quase o dobro da despesa com arroz e feijão calculado em 0,68%. Já os gastos com shampoo, condicionador, maquiagem somam 1,46 do salário, chegando a ser quase o mesmo que se gasta com carne, em torno de 1,73%.

normalTipos de cabelos:
Existem vários tipos de cabelos e consequentemente diversos produtos diferentes para cada cabelo específico. Usando os itens certos, você cuidará de seu cabelo deixando-o forte, lindo e sedoso.

Existem três produtos básicos para se ter em casa: shampoo, condicionador e leave-in. Entretanto, como existem muitas opções para atender os mais diferentes consumidores, listamos abaixo os produtos indicados para cada um deles.

Normal:
Os fios normais possuem a quantidade de oleosidade ideal. Sendo assim, é recomendado que os cabelos sejam lavados de dois em dois dias com shampoo e condicionador neutro. Para deixa-los hidratados e com brilho é importante fazer sempre uma hidratação, entretanto, as máscaras de tratamento não devem ser usadas diariamente, pois o excesso de creme deixa o cabelo com um aspecto pesado e sem brilho. Portanto, hidrate bem a cada 15 ou 20 dias.

CacheadoSeco:
Os cabelos secos aparentam visualmente estar sem vida, desidratados, sem elasticidade e muitas vezes quebradiços. Por isso, não é recomendado lavá-los com shampoo de limpeza profunda. É importante tratá-los com produtos que tenham proteínas hidratantes, como pantenol, manteiga de karité, queratina, aveia, seda, algas marinhas, aminoácidos e lipídios para devolver os nutrientes perdidos pelo ressecamento ou o uso de químicas. Produtos que contenham filtro solar na fórmula também devem ser usados, pois ajudam a proteger os cabelos, principalmente em lugares com grande incidência de Sol. Use também cremes para pentear sem enxague e leave-in, além de uma boa hidratação de preferência uma vez por semana ou de 15 em 15 dias.

Oleoso:
Esses concentram muita oleosidade o que os deixa com Lisomuito brilho e aspecto de sujo. Lave-os com o shampoo específico e o condicionador não deve ser passado na raiz do cabelo, pois os deixarão mais oleosos. Produtos com extratos de fruta, silicone ou a base de jaborandi, também ajudam a controlar a oleosidade dos fios.

Máscaras hidratantes devem ser passadas de 15 em 15 dias, mas evitando contato com o couro cabeludo. O leave-in também deve ser utilizado, mas com moderação.

Misto:
Os fios mistos são os cuja raiz é oleosa e as pontas secas. Produtos que contenham chá-verde, manteiga de karité, pantenol, queratina e óleo de amêndoas em suas fórmulas são ótimos para este tipo de cabelo, pois melhoram as partes ressecadas. O cabelo deve ser hidratado pelo menos a cada 15 dias e o leave-in também é indispensável nesses casos.

Crespo:
Os cabelos crespos tendem a ser mais ressecados e têm Crespomaior dificuldade na hora de pentear, por isso, não devem ser penteados quando secos. Desembarace-os com os dedos e passe o pente de dentes largos começando pelas pontas e subindo por todo o comprimento do cabelo. O uso da chapinha e secador com frequência e alisamentos são inimigos dos cabelos crespos, pois os deixam mais fracos e quebradiços. Opte por produtos com vitamina E e proteínas, já que  ajudam a repor os nutrientes. Leave-in e cremes para pentear sem enxágue também devem ser utilizados sempre. Hidrate-os com máscaras capilares pelo menos duas vezes por mês.

Cacheado:
Para cabelos cacheados o melhor são produtos com óleos vegetais, proteínas, silicone ou lanolina. Os cremes para pentear são indispensáveis, pois além de hidratar, facilitam na hora de pentear os cabelos. Assim como os cabelos crespos, os cacheados não devem ser penteados com escovas e sim com pentes de dentes largos, pois desembaraçam o cabelo com mais facilidade e mantém o cacho uniforme. Hidratar com máscaras capilares pelo menos de 15 em 15 dias.

TingidoLiso:
Esses possuem maior tendência a ser oleosos, por isso, assim como dito anteriormente evite o uso exagerado de máscaras hidratantes e o contato com a raiz do cabelo. Lave com produtos ideais para cabelos lisos.

Tingido:
Como é um processo químico, a tintura mexe com a estrutura do fio, deixando-o mais frágil, ressecado e com maior facilidade de ficarem quebradiços, por isso, é importante respeitar  o prazo entre um tingimento e outro. Utilizar com grande frequência a chapinha e o secador também os deixam mais frágeis. Para não deixar que a cor desbote em poucos dias deve ser usado shampoo e condicionador específicos para cabelos tingidos, eles devem conter filtros solares, vitamina E e propriedades antioxidantes.  O leave-in também deve ser para específico e é extremamente importante a hidratação dos fios com máscaras hidratantes a cada 15 dias.

Alisado:
alisadoAssim como os cabelos tingidos, os cabelos alisados também passam por processos químicos, os alisantes. E por isso, tornam-se mais frágeis e danificados. Para ficarem fortes e não quebrarem, a hidratação desses fios é extremamente importante, é preciso respeitar o tempo correto entre os alisamentos, além disso, a mistura de químicas, como alisantes e tinturas não deve ser feito, pois prejudicam e muito os cabelos. Nestes casos, utilize produtos sem sal e específicos para fios quimicamente tratados.

Shampoos que requerem cuidados:

Anti-caspa: Esses produtos possuem fungicidas que são agressivos ao couro cabeludo, por isso, não são indicados para uso diário. Se você possui o cabelo oleoso e precisa lavá-lo todos os dias, alterne o anti-caspa com outro shampoo indicado acima.

Anti-resíduos: Os anti-resíduos possuem grande poder de limpeza dos fios, não sendo indicados para uso diário, pois podem ressecar os fios. Usar o shampoo anti-resíduos de uma a duas vezes por mês já é o suficiente, já para quem usa produtos modeladores, como as ceras, é recomendável usá-lo de uma a duas vezes por semana.

Redação do Portal MacOfertas.

Veja artigos relacionados

Comentários (1)

Deixe o seu comentário!

Aguarde 5s Fechar Webprice