Como descongelar corretamente sua geladeira

Congelador Embora a geladeira esteja ligada constantemente em nossas residências, o descongelamento desse aparelho, responsável por conservar os alimentos, é uma ação necessária a ser realizada. Assim, além de contribuir higienicamente, a limpeza da geladeira também garante um bom e longo funcionamento ao eletrodoméstico.

Quais são opções de descongelamento?
Muitos modelos de geladeira possuem a função degelo, facilitando o processo de descongelamento. Atualmente no mercado as opções são as seguintes:

- Degelo seco: dispensa o desligamento do aparelho da tomada, assim a água que escorre do aparelho cai por um dreno no recipiente de evaporação. Você pode acionar o descongelamento à noite, assim você economiza seu tempo e energia.

Degelo- Degelo semiautomático: também dispensa o desligamento da tomada, porém a água que escorre do aparelho fica armazenada na gaveta multifunção, de onde você deve tirar quando o degelo terminar.

- FrostFree: é um sistema que trabalha com a circulação forçada de ar frio. A refrigeração é mais rápida e homogênea, acelerando o congelamento. Não existe a formação de gelo, assim, o degelo não é necessário.

- CycleDefrost: neste sistema os alimentos são resfriados naturalmente, ou seja, não há um ventilador para fazer a circulação do ar frio dentro do produto. O degelo precisa ser feito apenas duas vezes por ano.

Sua geladeira não possui uma das opções acima? Não se preocupe, nós indicamos a solução
Absolutamente todos os refrigeradores exigem tempo para descongelamento, embora os modelos com a função degelo atuem de maneira mais rápida. No entanto, muitas cozinhas ainda não contam com esse tipo de aparelho, fazendo com que o descongelamento seja feito de modo “manual”. Para que esse processo não seja longo e tedioso, podemos utilizar certas práticas para agilizar a ação.

Como acelerar o descongelamento “manual” da geladeira
Os métodos mais tradicionais ditam que para descongelar a geladeira basta desligá-la da tomada e abrir as portas, no entanto é possível acelerar esse processo com nossas dicas:

- Antes de iniciar o descongelamento, coloque os alimentos dentro de uma caixa de isopor para conservarem sua temperatura. Se você não tiver uma, enrole-os em alguns jornais ou papel-alumínio. Isso ajuda a manter a temperatura por mais tempo.

- Para acelerar o processo de descongelamento da geladeira, você pode recorrer a um secador de cabelo ou uma panela com água fervente, possibilitando que a ação ocorra de modo mais rápido.

- Caso a camada de gelo for muito espessa, no caso do freezer, vale usar um ventilador ligado, direcionado para o interior da máquina.

- Depois de retirado todo o gelo, é válido fazer uma boa limpeza com água e bicarbonato. Com o auxílio de uma esponja, esfregue e depois enxague com um pano molhado.

Nunca utilize objetos pontiguados no descongelamento da geladeira- É importante lembrar que nunca se deve utilizar produtos químicos ou que possam deixar cheiro dentro do freezer. Jamais utilize agentes de limpeza como álcool, querosene, gasolina, solventes, detergentes, ácidos, vinagre e produtos químicos ou abrasivos.

- E atenção: jamais use objetos pontiagudos ou facas para remover o gelo do congelador. Você pode furar o tubo de gás e estragar a geladeira!

E então, gostou de nossas dicas? Conhece outra forma? Deixe um comentário para nós.

Redação Mac Ofertas

Veja artigos relacionados

Comentários (0)

Deixe o seu comentário!

Aguarde 5s Fechar Webprice