Decidiu que vai morar sozinho? Então siga nossas dicas

Decidiu que vai morar sozinho? Então siga nossas dicas Todo mundo sabe que morar sozinho não é uma missão simples. Sair do conforto da casa dos pais às vezes pode ser mais difícil do que esperamos. É um grande passo que exige muita responsabilidade.
Nossa principal dica é: faça um planejamento, coloque tudo no papel. E não se desespere se não der para fazer exatamente aquilo que deseja. Lembre-se que tudo é experiência e com um bom planejamento não tem o que dar errado.
Veja nossas dicas e siga àquelas que estejam de acordo com as suas necessidades.

Controle de custos
Qualquer pessoa que está pretendendo morar sozinha sabe que esta é a parte mais difícil. Sabemos que existem os custos fixos e acabamos muitas vezes pensando só neles. Esquecemos que o gás acaba, que as lâmpadas queimam e que imprevistos acontecem todos os dias. Estes são os custos variáveis e o ideal é sempre ter uma reserva para eles.

Reparos e pinturaPintura e outros possíveis reparos
Se o seu novo lar vai precisar de reparos, siga essas dicas: Tinta acrílica semi-brilho é mais fácil de limpar. Basta passar um pano úmido e está pronto. E se o imóvel for pequeno, use cores claras que dão a ilusão de que o ambiente é maior, assim como os espelhos.
Porcelanato não mancha e não quebra facilmente. É o material ideal para o piso.
Para pisos e azulejos do banheiro e da cozinha, a tendência são as cores claras de textura lisa que facilitam a limpeza.

Eletricidade
Instale tomadas e saídas de fios de telefone e TV em vários lugares para não ter problemas quando quiser mudar a mobília de lugar.
Para economizar na conta de luz, opte por eletroeletrônicos que possuam selo Procel A, pois eles possuem o melhor índice de eficiência energética da categoria, são comprovadamente mais econômicos.
As lâmpadas fluorescentes são um pouco mais caras, porém são as mais econômicas e duram mais que as comuns.
E lembre-se de não deixar as luzes acesas sem necessidade.

cozinha americanaAproveitando os espaços
Os armários com porta de correr e os embutidos que vão até o teto são mais práticos e economizam bastante espaço.
As cozinhas tipo americanas, também deixam o espaço mais livre. Além disso, para quem gosta de receber visitas, o espaço aberto é ótimo para garantir a aproximação.
Meça os espaços disponíveis antes de comprar os móveis para não correr o risco de comprar itens que não caibam no ambiente ou que deixem a impressão da casa ser menor.

Objetos de decoração
Quando pensamos na decoração da casa nova, imaginamos fazer tudo com a nossa cara, comprar objetos que tenham a ver com a nossa personalidade e estilo de vida. Pois bem, mas cuidado para não comprar “coisinhas legais” demais, para não poluir visualmente o ambiente e deixar um aspecto de bagunça. Além disso, muitos objetos acumulam mais poeira e acabam aumentando o trabalho da pessoa responsável pela faxina, que na maioria dos casos será nós mesmos.

O que eu devo comprar?Mas o que eu vou precisar comprar?
Na hora de escolher e comprar os utensílios necessários para a sua sobrevivência, pesquise, faça comparações de preços, modelos e marcas. O mercado está cada vez mais competitivo e por conta disso está cada vez mais fácil adquirir móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos.

Eletrodomésticos/eletroeletrônicos: Comece pelo básico, fogão ou cooktop, geladeira, microondas, televisão e notebook. Há quem diga que com esses cinco itens já da para se mudar. Será?
Outros aparelhos que são quase indispensáveis são: lavadora de louça, lavadora de roupas, depurador de ar ou coifa, liquidificador, cafeteira, batedeira, ferro de passar roupa, secador de cabelo.

Móveis e objetos de decoração: A cozinha é o cômodo mais complicado de mobiliar. Antes de tudo, observe se na sua nova residência já tem pia, caso não tenha, o ideal é chamar um profissional pra fazer a instalação. E meça os espaços antes de comprar os móveis. Isso parece muito óbvio, mas na empolgação muitas pessoas acabam comprando coisas a mais e depois não tem onde colocar.
A grande maioria das cozinhas modernas são pequenas e não cabe uma mesa com cadeiras. Se for o seu caso, opte por aquelas mesas abre-fecha, elas são leves e se precisar você pode colocá-la na sala na hora das refeições.
Na sala, um sofá e um rack para colocar a televisão já são mais do que suficiente. Mas você pode optar por uma decoração mais moderna e espalhar pufes, sai mais barato também.

E para os anfitriões de plantão que adoram receber os amigos em casa, uma boa ideia é ter uma churrasqueira portátil (quando não houver no imóvel) e uma chopeira.

Redação do Portal MacOfertas.

Veja artigos relacionados

Comentários (0)

Deixe o seu comentário!