Dicas para eliminar o mau cheiro na cozinha

Manter a casa limpa e organizada é muito bom, mantê-la com um cheirinho agradável é melhor ainda. Porém, a cozinha é o local onde às vezes isso se torna mais difícil, pois os odores parecem impregnar o ambiente depois que fritamos ou cozinhamos alguns tipos de alimentos, além dos contidos na geladeira que também podem exalar “fragrâncias” nada agradáveis.

Por esse motivo, selecionamos algumas dicas práticas que vão lhe ajudar a eliminar o cheiro de comida após cozinhar e outros odores desagradáveis que ficam no ar.

Fritura: a maior vilã
Para que o cheiro de fritura não tome conta do ambiente, junte numa panela um pouco de água, uma laranja picada com casca, e cravos-da-índia. Enquanto você frita o alimento, deixe essa mistura fervendo. Ou, outra dica é ferver água com manjericão ou hortelã durante 15 minutos. Em seguida, desligue o fogo e deixe a mistura exalando o perfume.

Ralo da pia:
É normal deixar cair migalhas, cascas ou gordura no ralo da pia enquanto preparamos os alimentos. Para que não fique gordura acumulada no cano, exalando mau cheiro, faça uma solução com 1 litrode água quente e 1 xícara (chá) de bicarbonato de sódio e jogue-a no ralo.

Micro-ondas:
Pipocas e outros alimentos especiais para micro-ondas possuem um odor desagradável e difícil de ser eliminado. Para acabar com esse problema, aqueça, em potência máxima, por 5 minutos, uma vasilha com ½ litro de água e algumas rodelas de limão. Deixe ali por algum tempo após usar o micro-ondas.

Geladeira:
A geladeira é outra vilã quando o assunto é mal cheiro, pois na correria do dia-a-dia acabamos esquecendo alimentos por mais tempo que o recomendado. Então, em primeiro lugar, o importante é verificar sempre a validade dos alimentos, conferir quando já estão perto de estragar e jogar fora ou doar antes que isso aconteça. Pois o que mais causa o mau cheiro na geladeira são os alimentos vencidos.

Para eliminar os odores, coloque em um pote sem tampa, um chumaço de algodão encharcado em essência de baunilha. Ou envolva um pedaço de carvão em papel absorvente ou filtro de café. Além disso, você pode colocar um pires com pó de café e ½ limão em uma das prateleiras.

Peixe:
Peixe é um alimento muito saudável e muitas pessoas adoram. Porém, quem prepara em casa, sabe o odor que ele possui. Para tirar o cheiro da cozinha, ferva limões fatiados ou espremidos em uma leiteira durante e após o preparo do peixe. Elimine os cheiros de peixe esfregando uma rodela de limão nas panelas, tábuas e em suas mãos também. Ou coloque uma panela no fogo com 1 litro de água, 4 paus de canela e 10 cravos da índia e deixe ferver por 30 minutos. O aroma deixará o ambiente perfumado.

Verduras cozidas:
Entre outras, o brócolis e o repolho exalam um cheiro muito forte enquanto cozinham. Para evitar esse problema, acrescente um pedaço de pão francês ou de fôrma à panela durante o cozimento.

Vasilhas e potes plá
Para eliminar o cheiro de comida de vasilhas e potes de plástico, prepare uma solução com 1 xícara de cloro misturada com 5 litrosde água. Mergulhe-os nessa mistura por algumas horas. Em seguida, lave-os com uma esponja macia e sabão neutro.

Panela queimada:
Para eliminar o forte cheiro que fica na panela e no ar quando por descuido, deixamos queimar algum alimento, junte na panela 2 colheres (sopa) de sal para 1 litro de água e um pouco de detergente. Leve ao fogo e deixe-a ferver por alguns minutos. Por fim, lave-a normalmente. Essa dica serve também pra a limpeza da panela.

Cheiro de cebola e alho nas mãos:
O alho e a cebola são excelentes temperos, mas o cheiro nas mãos nos incomoda. A solução é esfregar um pouco de pasta de dentes nas mãos e enxaguá-las. Outra dica é esfregá-las em ½ limão e, para finalizar, lavá-las com sabonete comum.

.

Redação MacOfertas.

Veja artigos relacionados

Comentários (0)

Os comentários estão fechados.