Edição de 50 anos do livro Laranja Mecânica será lançada no Brasil

Poster do filme Laranja Mecânica dirigido por Stanley KubrickDesde que foi lançado em 1962, o livro Laranja Mecânica (A Clockwork Orange) do escritor inglês Anthony Burgess é um marco para a cultura pop. O visual e a linguagem dos personagens, uma mistura de gírias de gangues inglesas e palavras russas, fizeram desse romance uma peça singular e polêmica. Principalmente pelo culto à violência (e ao sexo), além de satirizar a sociedade inglesa na época com personagens e falas perturbadoras e fascinantes. Mas foi o filme do legendário diretor Stanley Kubrick, responsável pelos longas metragens 2001 – Uma Odisséia no Espaço e O Iluminado, adaptado de forma fiel que tornou a história mais popular do que já era, alcançado fama mundial.

Bastidores da história

Capa da edição comemorativa de 50 anos do livro laranja mecânicaApesar de o filme ser considerado um clássico e tenha fãs que decoraram as falas e cenas, são poucos que leram de fato a obra original. A oportunidade de conhecer o romance está na edição de aniversário de 50 anos do livro, realizado pela Editora Aleph. Previsto para novembro, o exemplar (idêntico à versão lançada na Inglaterra) virá com trechos restaurados de forma meticulosa pelo editor inglês, contando com notas do autor, além de uma entrevista inédita e artigos escritos por Burgess. Os leitores terão a oportunidade de saber mais sobre a ideia para o título e a opinião do autor sobre a adaptação feita por Kubrick. E as ilustrações são exclusivas dessa edição, criadas por Dave McKean, Angeli e Oscar Grillo.

Biografia violenta

A história é narrada pelo jovem Alex, membro de uma violenta gangue que cometem os mais variados crimes. Até o dia em que comete um homicídio e acaba preso. Na prisão, o jovem é chamado para participar da Técnica Ludovico, terapia que o reeduca tanto social quanto psicologicamente. Assim, o criminoso perde os impulsos violentos e seu comportamento repulsivo antes de ser solto. A adaptação ao novo mundo, sem uma perspectiva de aceitação por parte daqueles que o conheciam, é o grande desafio e problema para Alex. O livro foi eleito pela revista Time um dos cem melhores romances de língua inglesa do século 20.

A previsão de lançamento do livro é para o dia 26 de novembro. A editora ainda não divulgou o valor da edição.Ilustração de Dave McKean exclusiva para o livro

Fonte: Omelete

Veja artigos relacionados

Comentários (0)

Deixe o seu comentário!

Aguarde 5s Fechar Webprice