Escolha a coifa ideal para a sua cozinha

Escolhando a coifa ideal para a sua cozinha

Agora que você já sabe o que é uma coifa, está na hora de saber qual é o tipo ideal para você instalar em sua casa. Por isso, antes de comprar, é necessário levar em conta alguns detalhes em relação à cozinha. Deve-se analisar o local de instalação da coifa, e o número de bocas do seu fogão ou cooktop. Ou seja, para um fogão grande recomenda-se uma coifa maior. E se o local não tiver uma boa acústica ou iluminação, existem modelos de coifas com maior nível de ruídos ou com lâmpadas que ajudam a iluminar o espaço. Outro aspecto cuidado é o design do produto, que contribuirá para a decoração da sua cozinha. Existem modelos com linhas curvas e outros retos.

Principais ponderações
Conforme publicamos no último post, a coifa é um produto que compor o visual da cozinha. Porém, ao escolher o modelo ideal para o ambiente onde ela será instalada é preciso lembrar-se da funcionalidade do equipamento, observando detalhes técnicos.

É importante que você examine a vazão do equipamento e o volume de ar que a coifa retira do ambiente. Assim, se local for pequeno, como em um apartamento, ou grande, como uma cozinha modelo americana, é uma variante na hora de eleger o modelo. Geralmente uma cozinha de apartamento é menor e mais fechada, necessitando de menos poder de sucção da coifa. Já o estilo americano necessita de uma potência maior, por possuir um maior espaço aberto.

Abaixo colocamos os tipos de coifas disponíveis no mercado e as principais características para facilitar sua compra.

Parede
Os fogões são instalados na maneira mais tradicional, ou seja, encostados em uma parede, utilizarão esse tipo de coifa. A instalação desse modelo é considerada mais fácil, pois a coifa é fixada na parede logo atrás do fogão para que fique posicionada acima dele. A coifa residencial instalada em parede proporciona uma exaustão mais silenciosa, visto que a circulação do ar é facilitada por esta barreira, que diminui a dispersão dos vapores e exige menos vazão do conjunto exaustor. Atualmente é o exemplar mais utilizado em casas.

Ilha
É o modelo indicado para instalações no centro da cozinha, formando uma ilha. Neste caso a instalação é feita no teto e o duto de exaustão deve ser fixado sob o teto ou entre o teto e o gesso quando possível. Esse tipo necessita de maior vazão na exaustão e melhorias na iluminação na bancada de serviços, devido ao posicionamento central a qual foi projetado. Ou seja, As coifas sobre ilhas geralmente precisam ser mais potentes, pois ficam mais sujeitas à passagem de correntes de ar. Por isso, existe maior ruído no processo de exaustão. Porém, é um modelo considerado mais favorável a um ambiente que preza pelo design do local.

Redação do Portal MacOfertas.

Veja artigos relacionados

Comentários (0)

Deixe o seu comentário!