Home theater: o som de cinema em casa

Home theater: a experiência de ver filme em casaAssistir um filme em casa tendo a mesma experiência que ir ao cinema não é mais um sonho distante. Com a tecnologia disponível no mercado, é possível atingir qualidade de áudio e imagem semelhante às salas cinematográficas, garantindo um momento em que o espectador vive o que está acontecendo na tela.

Esse é o conceito do home theater, ou cinema em casa. Ele é um sistema de som composto por um amplificador de som e pelo menos quatro alto-falantes espalhados pelo ambiente. Assim, ele permite a você ouvir as falas, trilha e efeitos sonoros não só da TV, mas ao seu redor, o que faz com que você fique imerso no filme que está sendo produzido.

Conforto ao lar

Foi a entrada da tecnologia digital marcou a forma que assistíamos filmes. Logo, o CD e o DVD revelaram ter a melhor relação custo benefício, conquistando assim a aceitação do público.

Como o DVD permitia armazenar uma maior quantidade de dados, era possível ter reproduzir imagens de telas grandes com um equipamento de áudio multicanal (5.1), que utilizavam o mesmo sistema de som do cinema (Dolby Sorround). Nascia assim, o home theater.

Home TheaterNova era

Hoje, com a entrada dos televisores de alta definição (Full HD) e o Blu-ray, o conceito de Home Theater está mais desenvolvido do que nunca. O fato de o novo formato armazenar 5x mais dados do que um DVD possibilitou a criação de um sistema 7.1, que aplica a mesma tecnologia usada nas salas de cinemas atuais, anulando quase que por completo a perda da qualidade do som.

E com a instalação da tecnologia 3D nas residências, o Home Theater não ficou para trás: para reforçar a sensação de tridimensionalidade, os fabricantes deram maior mobilidade para os falantes das caixas acústicas. Isso permite que o sinal de áudio seja rebatido nas superfícies do ambiente, garantindo maior envolvimento e imersão no ambiente.

Entretenimento no larSonho distante

A ideia de assistir filmes no conforto do lar começou antes da Segunda Guerra Mundial, com a chegada da televisão, que permitiu ao espectador experimentar cenas vistas apenas no cinema. A grande revolução veio em 1970 com o videocassete. Nesse momento, era possível escolher qual a programação a ser assistida a qualquer hora do dia. Claro que ainda não era possível comparar a qualidade desse sistema com o do cinema, mas aos poucos os televisores passaram a se adaptar e ganhar acessórios, surgindo então o primeiro amplificador de som, conhecido como receiver.

Videocassete dos anos 70Enquanto na década de 80 não foram apresentados grandes acréscimos. Nessa época, apesar dos videocassetes serem popularizados, o custo para montar uma sala de cinema era altíssimo e necessitava de muitos cabos e equipamentos. Sem contar que o fato de que a qualidade de som e imagem continuava baixa.

Gostou da ideia? Adquira seu Home Theater e experimente um novo modo de assistir um filme em sua casa.

Veja artigos relacionados

Comentários (1)

Deixe o seu comentário!