Máquina de lavar: 10 Dicas para lavar a roupa de forma adequada

Como lavar roupa na máquinaHá muitos anos lavar roupa se tornou uma tarefa fácil. Pois com a invenção da máquina de lavar, não precisamos mais passar horas esfregando e torcendo no tanque. Mas ter uma lavadora em casa não significa que as nossas roupas estejam sempre bem limpas e em perfeito estado. Isso porque a máquina não faz milagre. E existem algumas técnicas que devem ser seguidas se não quisermos que algumas peças durem apenas até a primeira lavada.

Devemos ter consciência que alguns itens são mais sensíveis e necessitam de tratamento mais delicado. Então, antes de jogar as roupas na máquina “de qualquer jeito”, dê uma olhada nessas dicas e prolongue o tempo de vida delas.

1. Antes de colocar na máquina, observe o tecido e leia as instruções na etiqueta. Alguma peça mais delicada, às vezes, é melhor lavar à mão mesmo.

2. Após decidir quais a roupas que irão para a máquina, amarre os fios e feche os botões e zíperes. Assim você evita que as roupas sejam enroladas, correndo o risco de rasgarem. Além de não prejudicar também o funcionamento da máquina.

3. Verifique todos os bolsos para que não fique nenhum papel, moedas ou outras coisas que possam estragar a roupa ou a lavadora.

4. Se for possível, vire todas as peças jeans e roupas estampadas no avesso, para preservar a cor.

5. Separe as escuras das claras e das coloridas. Assim você evita que uma meia branca, saia da máquina cinza. De preferência lave as roupas pretas sempre sozinhas.

6. Toalhas e lençóis também devem ser separados, pois normalmente são peças que não lavamos com tanta freqüência, então usamos uma função mais pesada da máquina.

7. Roupas íntimas, como langeries, devem ser colocadas dentro de uma fronha de malha ou um compartimento especial, para garantir que elas não rasguem e durem mais.

8. Para escolher o ciclo apropriado, observe o tecido. Um tecido mais fino necessita que o ciclo e a centrifugação sejam rápidos e leves para não danificar a peça.

9. Nas lavadoras mais atuais já se pode escolher a temperatura da água. Não lave roupas coloridas com a água quente, para que elas não desbotem.

10. O tipo de sabão é outro cuidado que devemos ter. Muitas pessoas não sabem, mas o sabão em pó é o mais adequado para lavar e remover manchas das roupas brancas. Já o sabão líquido, é ideal para roupas coloridas ou com cores delicadas, que desbotam mais fácil. Lembre-se que a quantidade de sabão deve ser respeitada, não coloque a mais pensando que assim vai ficar mais limpo, pelo contrário, isso pode acabar manchando a roupa.

Bom, agora que você já sabe como lavar suas roupas de forma adequada, vamos dar uma última dica, que além de útil para o seu bolso, é útil também para o meio ambiente.

Dica extra: Não coloque mais água do que o necessário na máquina, isso não vai deixar as roupas mais limpas. E sempre que for possível, guarde a água da centrifugação para lavar a área, o tanque ou o pátio. Você economiza nas contas e o planeta agradece.

Redação do Portal MacOfertas.

Veja artigos relacionados

Comentários (0)

Deixe o seu comentário!