Microondas: preparando alimentos com rapidez

Microondas: preparando alimentos com rapidez Desde que surgiu, em 1947, o forno de microondas mudou a vida de quem prepara os alimentos. Hoje, ele se tornou um produto ideal para qualquer tipo de família, seja pequena ou grande. Já para os solteiros que vivem correndo contra o tempo, o microondas é um item indispensável.

E se algum tempo atrás a aceitação por parte de certos consumidores foi limitada, atualmente, depois de melhorias, o equipamento alcançou um novo nível de aceitação. Não é a toa que, de acordo com um estudo da GfK, empresa de pesquisa de mercado, o forno de microondas, junto com outros produtos da linha branca, teve um crescimento de 11,4% nas vendas em 2012. O aumento na demanda avaliou o período de janeiro a maio em relação a mesma época do ano passado.

Mas afinal, o que são as microondas?

Microondas: preparando alimentos com rapidez Elas são ondas de rádio com uma freqüência de 2,5 gigahertz e isso faz com que elas sejam absorvidas por gordura, açúcares e água. Ao serem absorvidas, essas freqüências refletem nas paredes metálicas do aparelho, o que faz vibrar as moléculas de água, que são convertidas em calor, cozinhando por fim o alimento.

Ao contrário dos fornos convencionais, essas microondas cozinham o alimento por dentro e não pela superfície. O aparelho contém uma grade de metal que fica acoplada junto ao vidro da porta, evitando o vazamento das microondas.

Vantagens

O que faz do forno de microondas um aparelho popular é a fácil utilização do aparelho. Ele é perfeito para quem precisa comer rápido ou não está com vontade de sujar panelas e preparar algo no forno convencional. Assim os alimentos podem ser descongelados e esquentados com muita rapidez e há a opção de prepará-los no mesmo recipiente em que ele será consumido. Essa rapidez faz com que ele consuma cerca de 80% menos energia do que um forno elétrico comum, além de não utilizar gás.

Atualmente os aparelhos ainda têm a possibilidade de programação, o que simplifica ainda mais o uso. Existem aparelhos com as mais variadas funções, como ajuste de tempo, potência, pré-comandos para diferentes tipos de alimentos, grill ou até crispy (crocante), que evita que a comida fique mole ou “borrachuda”.

Ficou interessado em adquirir um? Então compare preços aqui.

Veja artigos relacionados

Comentários (0)

Deixe o seu comentário!