Quantas polegadas minha TV precisa ter?

Saiba tudo sobre a distância entre você e a TV

As opções de aparelhos são vastas, tanto em tecnologias, como em tamanhos, fazendo com que as TVs “de tubo”, corretamente chamada de modelo CRT – cathode ray tube -, que em português significa “tubo de raios catódicos”, já se tornassem coisa do passado. Mas, fica a dúvida: Quantas polegadas são necessárias para meu ambiente? A ideia de “quanto maior, melhor!” não condiz com a realidade.

Com as várias possibilidades de aparelhos e as diversas opções de polegadas, praticamente qualquer ambiente pode ser atendido de forma correta por uma TV e não o local ser adaptado conforme aquele velho aparelho CRT de 29 polegadas.

Afinal, qual o tamanho ideal para o meu ambiente? Use o cálculo para comprar a TV ideal

Existem três cálculos. O antigo, destinado a televisores CRT, o aplicado aos aparelhos HDTV, que são os mais usados atualmente, e ainda o Full HD. O resultado do cálculo serve de base como distância mínima aconselhada.

No modelo CRT, o cálculo se dá pela distância do sofá até a tela da TV e o resultado multiplicar por 12. Por exemplo: 2 metros de distância X 12 = 24 (polegadas).  Nos modelos de aparelhos HDTV (LCD, LED, Plasma), a multiplicação deve ser realizada por 18. Usando a mesma distância do exemplo anterior, seria: 2 metros de distância X 18 = 36 (polegadas).  Para modelos Full HD, deve ser multiplicado por 21. Exemplo: 2 metros de distância X 21 = 42 (polegadas).

A empresa norteamericana THX, fundada pelo cineasta George Lucas, que trabalha no desenvolvimento de soluções audiovisuais aposta em outro cálculo. A ideal seria multiplicar as polegadas por três, pra achar a distância que o usuário deve ficar da TV. Sendo assim, uma TV de 42 polegadas X 3 = 1 metro 26 centímetros.

Problemas à saúde

O tamanho ideal de TV não está apenas em enxergar melhor ou em imagens de definição maior ou menor. É recomendado que o telespectador não fique muito próximo à televisão, pois a exposição ao brilho da tela por períodos longos pode fazer mal aos olhos, causar dores de cabeça e mal-estar. A proximidade também prejudica a visão no momento em que o usuário obriga-se a manter os olhos mais abertos, resultando em um ressecamento mais rápido da vista, gerando desconforto e irritação.

Agora que explicamos tudo sobre a distância ideal, pesquise os preços e modelos de TV disponíveis nas lojas online.

Redação MacOfertas.

Veja artigos relacionados

Comentários (2)

Deixe o seu comentário!