Surpreenda-se: 12 mitos e verdades que desvendamos sobre os cabelos

Surpreenda-se: 12 mitos e verdades que desvendamos sobre os cabelosNão arranque o fio branco porque vai nascer dois no lugar! Aproveite essa lua para cortar o cabelo para ele crescer mais rápido! Pare de lavar os cabelos todos os dias se não você vai ficar careca!

Com certeza você já ouviu muitas vezes essas e outras afirmações, pois antigamente essas crenças eram seguidas à risca.

Separamos algumas destas afirmações e desvendamos: são verdadeiras ou não?

1) Shampoo de limpeza profunda ou shampoo anti-resíduo é melhor por que limpa mais!
Os shampoos de limpeza profunda ou shampoo anti-resíduo limpam profundamente os fios e controlam a oleosidade. Porém, eles possuem um pH muito alto, que abre as escamas da fibra capilar. Por esse motivo, eles não devem ser usados no dia-a-dia, o ideal é usar no máximo duas vezes por mês.

2) Trocar o condicionador por máscara hidrata mais o cabelo!
Se o seu cabelo estiver muito danificado, você pode trocar o condicionador pela máscara (creme hidratante, que dá brilho e resistência aos fios e que deve ficar no cabelo por determinado tempo) sim, mas só até o cabelo se recuperar.
O condicionador hidrata os cabelos na medida certa para o dia-a-dia. Já as máscaras, por serem ricas em proteínas, acabam deixando os cabelos sem movimento, se usadas diariamente. O ideal é usar uma vez por semana ou seguir as instruções do rótulo.

3) Quanto mais caro for o produto, mais eficiente ele é!
Isso é um grande mito. Os produtos podem ser mais caros por serem de uma marca mais conhecida ou importada, por ter uma embalagem mais sofisticada e serem voltados para um público de maior poder aquisitivo. Mas o preço não influencia na qualidade e na eficiência. Se você utiliza o produto adequado para o seu tipo de cabelo, não importa o preço, ele fará o mesmo efeito.

4) Cortar o cabelo fortalece os fios!
Isso é mito, coisas que as pessoas antigas falavam. Cortar as pontas e aparar o cabelo, deixa ele mais bonito e arrumado mas não acelera o crescimento e não ajuda a fortalecer os fios. Cortar o fio do cabelo não interfere em seu bulbo capilar, que é o responsável pelo crescimento. Se o seu cabelo estiver danificado, precisando de força, o correto é utilizar produtos anti-queda e hidratá-lo.

5) Arrancar um fio de cabelo branco faz nascer dois no lugar!
Isso é mentira. Quando os cabelos começam a ficar brancos, isso vai ocorrer naturalmente, não faz diferença se arrancar ou não.

6) Colocar anticoncepcional no shampoo faz os cabelos crescerem mais rápido!
Não é verdade. O uso de hormônios não faz os cabelos crescerem mais rápido, e muito menos desta forma, pois os cabelos não irão absorvê-los.

7) Cabelo saudável é cabelo sem química e sem tintura!
Se o seu cabelo tem química, mas você faz as devidas manutenções e utiliza os produtos adequados, ele pode ser saudável sim.
Porém, o uso contínuo de produtos para o tingimento pode afetar a haste do fio, causando a perda do brilho e da resistência e consequentemente a queda por quebra.

8) Lavar o cabelo todos os dias deixa o fio mais oleoso!
O cabelo pode ser lavado todos os dias, sim. Desde que, se apliquem produtos adequados, não se utilize água muito quente, não esfregue muito o couro cabeludo e utilize proteção caso for usar o secador de cabelo.

9) É ideal mudar de shampoo com certa freqüência para que o cabelo não se acostume com a fórmula!
O cabelo nunca se acostuma ao shampoo. E usar os mesmos produtos com frequência, na verdade melhora sua efetividade, pois os resultados se acumulam.
Porém, fazer um revezamento entre outros produtos indicados para o seu tipo de cabelo pode ser uma boa forma de oferecer aos fios ingredientes diferentes.

10) Cabeleireiro bom é aquele que cobra mais caro!
Se o seu cabeleireiro usa os produtos adequados para o seu cabelo e lhe passa segurança, ele não precisa atender em um salão super chique e cobrar mais caro. Existem muitos profissionais em salões sofisticados que não atendem às expectativas das suas clientes.

11) Se o seu cabelo é oleoso ele não precisa de condicionador!
O condicionador trata e desembaraça os fios. Se o cabelo é oleoso, o condicionador precisa ser usado em menor quantidade. Existem muitos condicionadores ideais para cabelos oleosos.

12) A lua influencia no resultado do corte!
Não existe nenhuma comprovação científica de que a lua influencie no resultado do corte. Isso é mito!

Encontre aqui os melhores preços de produtos para seu cabelo.

Redação do Portal MacOfertas.

Veja artigos relacionados

Comentários (1)

Deixe o seu comentário!