Cooktop: Qual modelo escolher?

Cooktop: mais beleza e praticidade para sua cozinha

Ao contrário de antigamente, a cozinha se tornou um lugar charmoso onde os anfitriões recebem pessoalmente seus convidados para a refeição, principalmente se ela for conjugada com sala e/ou copa. Esta mudança no jeito de receber em casa teve influências de um pequeno produto: o cooktop. Este eletrodoméstico é considerado um item fundamental da cozinha moderna, e vem ganhando destaque pela sua funcionalidade.

O que é
O cooktop é um tipo de fogão sem o forno de assar. As bocas ficam distribuídas em uma superfície plana que pode ser de inox, metal ou vidro. É possível encontrar no mercado modelos com uma até cinco bocas. Quando possuem duas, são chamados de dominós, pela sua aparência, mas independente do número de bocas, eles são compactos e podem ser instalados em bancadas de mármore, pedra, madeira ou pias.

Versatilidade
O local abaixo do cooktop, que seria o forno, fica liberado. Isto permite que o usuário use a parte inferior como armário. Além disso, podem ser embutidos em ilhas no meio da cozinha.

Vale lembrar que este produto necessita obrigatoriamente de uma bancada, exceto nos modelos portáteis. Sem isso o cooktop não pode ser utilizado. Já em relação ao forno, o usuário tem maior liberdade, ou seja, pode comprar um separado ou não.

De qualquer forma, o cooktop é uma alternativa elegante para qualquer tipo de cozinha, seja ela espaçosa ou compacta.

Tipos de Cooktop

Cooktop a gás
Cooktop a gásÉ o modelo que mais se assemelha dos fogões convencionais. Este tipo de cooktop tem uma superfície onde as bocas ficam distribuídas conectada à uma mangueira que, por sua vez, é ligada ao gás. Ele aceita qualquer tipo de panela: inox, vidro, alumínio, ferro ou cerâmica. A boca é acesa por meio do botão que também controla a intensidade da chama.

Cooktop elétrico
Cooktop elétricoPor sua vez, utiliza a energia elétrica para o acionamento das bocas. É um modelo que dispensa o botijão de gás, aumentando os espaços na cozinha. Além disso, aquece os alimentos mais rapidamente do que o modelo a gás.

Entretanto o cooktop elétrico tem algumas restrições ao uso. Só é possível utilizar panelas de cerâmica, vidro e, em alguns casos, de inox. Antes de adquirir um cooktop elétrico, aconselhamos verificar junto ao fabricante, quais sãos as panelas indicadas ao modelo.

Cooktop a gás e elétrico (dois em um)
Cooktop a gás e elétricoA equipe do MacOfertas pesquisou na internet e encontrou um modelo de cooktop que apresentas duas opções de queimadores: a gás e elétrico.

Cooktop por indução
É o tipo mais moderno de cooktop e é o preferido dos consumidores devido à sua segurança. Ele não possui bocas como os outros modelos. O calor é obtido por meio de Cooktop por induçãocorrentes eletromagnéticas que são acionadas quando o usuário coloca uma panela na superfície. Quando retiradas, a chapa resfria rapidamente, o que é interessante para domicílios com crianças.

As panelas, por sua vez, são especiais para este tipo de equipamento. O fundo destas panelas deve ter ferro ou liga de aço inox. Para saber se a panela é apropriada para utilizar no cooktop por indução, recomenda-se passar um imã no fundo. Se o mesmo grudar, significa que é ideal para o acendimento por indução. Vale lembrar que o equipamento não funciona com panelas de alumínio, vidro, barro, cerâmica, e a base de cobre ou pirex.

Assim, o fogão de mesa com sistema de indução cozinha os alimentos mais rápido do que os outros dois tipos citado acima. Isto por que tem uma maior precisão de temperatura.

Cooktop portátil
Cooktop portátil com acendimento elétricoÉ um aparelho que pode ser ligado em qualquer lugar e traz liberdade para o usuário. Também chamado de cooktop de mesa, este tipo é apresentado, geralmente com duas opções de acendimento: elétrico e por indução. Sua restrição é o número de bocas: uma ou duas.

O cooktop é ideal para cozinhas planejadas, porém o aparelho não vem com o forno. Por isso, se essa também for uma necessidade sua, tenha em mente que precisará comprar o outro componente. A boa notícia é que o forno poderá ser facilmente embutido na parte debaixo de onde fica o cooktop, tornando um aparelho dois em um, assim como o fogão convencional.

Redação do MacOfertas.

Veja artigos relacionados

Comentários (0)

Deixe o seu comentário!