Quais os tipos de geladeira e qual escolher?

Tipos de geladeirasA geladeira é um eletrodoméstico presente em quase 100% dos lares brasileiros. Independente do fato de você morar sozinho ou acompanhado, esse aparelho é indispensável, pois mantém os alimentos frescos e evita a proliferação de doenças relacionadas à digestão de mantimentos contaminados.

Momento chave

Muitas pessoas usam o mesmo refrigerador por muitos anos, substituindo apenas depois de passar inúmeras vezes por manutenções, remendos e outras artimanhas. Enquanto isso, as fabricantes resolveram aperfeiçoar os produtos e o tornaram mais econômico ao diminuir o consumo de energia elétrica. Depois, criaram uma série de apetrechos e funções como monitores e conexão Wi-Fi, sendo possível monitorar e controlar o funcionamento da sua geladeira.

Por esses fatores, antes de adquirir sua nova geladeira, é necessário prestar atenção nas suas necessidades. Da mesma forma que você for escolher seu fogão ou microondas, pense no espaço disponível na sua cozinha para a instalação do eletrodoméstico e a freqüência de uso do mesmo.

Tipos de geladeira

Uma portaUma porta: Indicado para solteiros ou casais sem filhos, a capacidade desse modelo varia de 240 a 300 litros. A porta se abre por inteiro dando acesso aos alimentos no refrigerador. Por não possuir um modelo separado do compartimento interno, o espaço disponível é limitado, além disso, nem todos os modelos contam com freezer interno. Atualmente existem modelos que incluem na porta um dispenser de água, evitando maiores gastos de energia.

DuplexDuas portas: também conhecido como Duplex, esse é o modelo mais comum nas casas brasileiras. Ele possui uma porta menor para o freezer e a maior para o refrigerador, permitindo armazenar uma quantidade maior de alimentos, com a capacidade variando de 350 a 450 litros. Em termos energéticos, a independência das portas também faz desse modelo um dos mais eficientes. Atualmente muitos modelos oferecem além do dispenser de água acessórios como display digital e compartimento para vinhos e latas.

Side by sideSide by side: com produtos que alcançam a capacidade de 600 litros, esse modelo de duas ou quatro portas lado a lado possui uma ampla divisão de compartimentos, indicado para famílias grandes. É o aparelho com o maior número de acessórios inovadores, além de possuir o selo Procel A, apresentando maior eficiência energética. O valor e o espaço da cozinha devem ser levados em conta, já que este modelo é mais caro e consome maior espaço.

InverseInverse; esse modelo possui um design diferente, onde o freezer se encontra na parte inferior, enquanto a comida fica na parte superior. Assim, é mais fácil pegar os alimentos mais consumidos pela família. Lembrando que com essa mudança, o ideal é prestar atenção nas crianças quando forem utilizar o aparelho. Além disso, ele possui a mesma capacidade que os aparelhos de duas portas.

French DoorFrench Door (Side): Assim como o modelo inverse, neste o freezer também é localizado na parte de baixo e o refrigerador na parte de cima. Porém o refrigerador possui duas portas, e o espaço é maior, para facilitar a organização. Esta é a geladeira mais moderna e mais espaçosa disponível no mercado atualmente.

DegeloOpções de degelo

Independente do tamanho da geladeira selecionada lembre que ela requer cuidados especiais na limpeza, sobretudo o freezer. Muitos equipamentos costumam acumular gelo, diminuindo o espaço útil. Assim, é necessário realizar o degelo manual de tempos em tempos, desligando o aparelho da tomada. O que pode ser um trabalho maçante e que pode afetar qualidade da comida colocada no espaço.

No entanto, aos poucos essa função está tornando-se desnecessária. Atualmente, vários modelos contam com o Frost Free e o Cycle Defrost. O primeiro impede a formação da camada de gelo, enquanto no segundo, em geladeiras que formam gelo, basta apertar um botão no aparelho para que o trabalho seja realizado automaticamente, sendo que esse serviço deve ser feito apenas duas vezes por ano.

Como economizar energia com a geladeira

É imprescindível checar se o espaço disponível na sua casa está de acordo com as necessidades do aparelho. Responsáveis por 30% dos gastos totais de energia, as geladeiras podem ter maior eficiência dependendo do local em que ficarão. Instalando sua geladeira num ambiente ventilado, onde não bata sol e com um espaço de sobra ao redor fará com que o aparelho consuma menos energia. Lembrando de checar se o aparelho possui o selo de qualidade Procel, que indica o nível de consumo de energia do eletrodoméstico. Confira abaixo mais algumas dicas de como economizar energia:
Deixar espaço para ventilação, entre a geladeira e a parede;

  • Descongelar regularmente (quando necessário);
  • Diminuir o número de vezes que a geladeira é aberta;
  • Não forras as prateleiras com tecidos, papéis, plásticos, etc;
  • Não guardar alimentos quentes;
  • Não usar a parte de trás para secar roupas e calçados;
  • Regular a temperatura interna de acordo com o manual;
  • Verificar sempre a borracha de vedação.

Opções de voltagem

 Atualmente existem no mercado, geladeiras nas voltagens 110v, 220v e bivolt, que seleciona automaticamente a voltagem correta.

E então, está preparado? No nosso comparador de preços você pode conferir os melhores preços da internet.

Redação MacOfertas.

Veja artigos relacionados

Comentários (4)

Deixe o seu comentário!