Vai comprar o primeiro ar condicionado ou trocar o seu por um mais atual? Veja nossas dicas

Vai comprar o primeiro ar condicionado ou trocar o seu por um mais atual? Veja nossas dicasAinda estamos no inverno, mas as temperaturas estão subindo. No último ano, o forte calor fez com que muitas pessoas adquirissem o primeiro ar-condicionado, chegando ao ponto dos aparelhos sumirem das lojas. Ao que tudo indica, o próximo verão deverá acompanhar essa tendência e será importante o comércio encher os estoques tanto para os consumidores que se renderão pela primeira vez ao ar condicionado, como aqueles que desejam trocar o seu aparelho por um mais moderno e mais potente.

Aos que optarem por um ambiente confortável e bem climatizado, o segundo desafio será escolher o aparelho ideal, já que o mercado oferece uma enorme variedade de modelos. Os aparelhos split vieram para substituir os modelos de janela, isso vem ocorrendo ao redor do mundo e no Brasil não é diferente.

Mas como saber qual aparelho é o mais indicado para a minha residência? Pois bem, é preciso saber algumas coisas antes de realizar a compra, por isso separamos 5 dicas que vão lhe ajudar a fazer a escolha certa.

1- Conheça os tipos de ar condicionado que existem no mercado:
janelaAr condicionado de janela ou Janeleiro: Este tipo de aparelho é indicado para locais onde haja restrições na fachada do edifício, por ser um equipamento mais discreto e compacto. A instalação e manutenção deste tipo de ar condicionado é mais barata e a possibilidade de encontrar peças para reposição é mais fácil. Eles emitem um pouco mais de ruídos e necessitam que seja feito um buraco na parede, onde ele ficará com a metade na parte interna e a outra metade da parte externa. Mas em compensação o preço no mercado é mais acessível que os splits.

window splitWindow Split: Este modelo é a união do ar-condicionado de janela com o ar-condicionado split. Ele também necessita de um buraco na parede, como os janeleiros e possui uma unidade interna como os splits tradicionais. Ele também é indicado para locais com restrições na alteração da fachada e que já possuam o buraco na construção.

Split Hi-WallSplit Hi-Wall: Esse é Split tradicional, indicado para residências ou para locais com pouco espaço. A vantagem em relação ao modelo janela está em seu design que muitas vezes se confunde com o ambiente e também por ser mais silencioso.

MultisplitMultisplit: Esse modelo é semelhante ao tradicional Split Hi-Wall. Porém ele permite que seja instalado duas ou mais evaporadoras (unidade interna) em apenas uma condensadora (unidade externa). Ele é indicado para refrigerar mais de um ambiente simultaneamente. Mas isso não é uma regra, pois você pode ligar só uma evaporadora se houver necessidade.

Split piso-tetoSplit piso-teto: Esse tipo de ar condicionado pode ser instalado no piso ou no teto. Pela sua carga térmica, ele é indicado para médios e grandes ambientes, residenciais ou comerciais, que tenham pé direito alto e onde haja grande fluxo de pessoas. É um modelo mais caro que os tradicionais.

Split CasseteSplit Cassete: Este tipo de aparelho possui até quatro vias para a saída do ar e pode ser instalado no teto ou no forro. Também indicado para ambientes de médio e grande porte, comerciais ou residenciais. Ele fica no teto e necessita de um rebaixamento de gesso para poder ser instalado.

dutoDuto: Esse modelo também é conhecido como central ou dutado. Ele é o tipo mais indicado para grandes ambientes, pois sua carga térmica é mais elevada, podendo climatizar vários ambientes ao mesmo tempo.

portátilPortátil: Este tipo de ar condicionado é ideal para pequenos ambientes, onde não haja a possibilidade de instalação de aparelhos convencionais. Seu diferencial é a mobilidade, você pode levar para onde quiser. Porém, ele emite mais barulho e sua potência é mais restrita.

2- Descubra qual o número de BTUs é indicado para o ambiente que desejas climatizar:
Após decidir em qual ambiente irá instalar seu ar condicionado e escolher o modelo, você precisa saber de quantos BTUs irá precisar. Alguns sites como o WebArCondicionado disponibilizam calculadoras online, onde você só precisa colocar os dados do seu ambiente e o cálculo é feito automaticamente. Saiba que não é aconselhado usar aparelhos abaixo da potência indicada, pois além de demorar mais para gelar o ambiente, isso pode aumentar os custos com manutenção e consumo de energia.

3- Defina o ciclo mais adequado para o seu ambiente:
Você pode adquirir um aparelho de ar condicionado apenas com a função frio ou quente-frio (ciclo reverso). Isso vai depender da região onde você reside, se é necessário a função aquecimento. Os aparelhos com ciclo reverso são mais caros.

4 – Verifique a Voltagem do aparelho:
Antes de realizar a compra, verifique a voltagem do local onde irá instalar e a do aparelho. A grande maioria dos aparelhos são 220v.  Se a voltagem do seu ambiente for monofásica 110v, você deverá entrar em contato com a concessionária de energia e solicitar a alteração da rede para bifásica e contratar um eletricista para fazer as devidas mudanças.

5 – Selo Procel:
selo procelO selo procel lhe indica se o aparelho é econômico ou não, de acordo com a eficiência energética. Esta classificação é dividida em A, B, C, D e E. Os selos A e B identificam os aparelhos mais econômicos.

Bom, agora que você já sabe qual ar condicionado irá comprar, encontre aqui as melhores ofertas de aparelhos de ar condicionado.

Redação do Portal MacOfertas.

Veja artigos relacionados

Comentários (0)

Deixe o seu comentário!

Aguarde 5s Fechar Webprice